FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE UBERLÂNDIA.
FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS - FUPAC
Rua Barão de Camargos, 695 – Fundinho –
Uberlândia, MG; CEP: 38400-000
Telefax: (34)
3291-2100
Grade Curricular e
Ementários – 2016/2
TECNOLOGIA EM MARKETING
Objetivos do curso
Objetivo geral
Formar profissionais
em tecnologia, que receberão aporte acadêmico e tecnológico de modo a
dominarem os conceitos fundamentais, correlacionando políticas com planos e
ações adequadas às necessidades atuais de mercado, com foco específico,
capazes de atender mais rapidamente as demandas de mercado, com pensamento
crítico, criativo, capazes de antecipar e responder às mudanças do mercado,
empreender, criar e inovar produtos ou serviços; comunicar e criar relacionamentos
com consumidores; perceber as constantes mudanças do mundo globalizado;
responsáveis social e ambientalmente; que ocupem postos de gerenciamento e
supervisão na área de marketing, atuando com flexibilidade, adaptabilidade e
autonomia intelectual crescente para absorver novas tecnologias, de forma a
atender a crescente demanda das empresas de varejo.
Objetivos específicos
·
Estimular
no aluno o desenvolvimento crítico e reflexivo das atividades de ensino, as
quais lhe permitam acompanhar os avanços tecnológicos e produzir novos
conhecimentos, possibilitando uma atuação profissional pautada em valores
humanos, éticos e sociais;
·
Desenvolver
a criatividade e o senso crítico necessários ao tecnólogo para uma gestão de
marketing voltada ao atendimento das demandas regionais, nacionais e
mundiais, impostas pelas constantes mudanças no mercado;
·
Possibilitar
ao futuro tecnólogo a experimentação a partir da pesquisa de marketing,
análise do ambiente em marketing e desenvolvimento das estratégias de marketing
baseados em sua realidade, capacitando-o a desempenhar o planejamento de
marketing;
Perfil do egresso
O profissional
Tecnólogo possui formação fundamentada nos princípios de flexibilidade, interdisciplinaridade
e contextualização. Tecnólogo em Marketing é o profissional responsável pela
elaboração de estratégias de vendas que atraiam e mantenham clientes. Ele
estuda o mercado e seu ambiente sócio-econômico para criar e inovar produtos
ou serviços, promovendo-os, solidificando sua marca no mercado e definindo
estratégias, público-alvo e preços a serem praticados. Atento às constantes
mudanças, esse profissional comunica e cria relacionamentos com consumidores,
antecipa tendências, aproveita oportunidades de mercado e analisa riscos.
Aspectos da legislação que regulam as atividades de comercialização, consumo,
contratos comerciais, normas de higiene e segurança, questões tributárias e
fiscais, estão diretamente ligados às atribuições desse profissional.
É um profissional
generalista, crítico, reflexivo e ético, capaz de criar, empreender,
analisar, planejar, gerenciar e executar processos orientados para a
satisfação dos desejos e necessidades dos clientes e/ou consumidores,
observando e antecipando tendências, implementando novas idéias e desenvolvendo
produtos e serviços. Nesse sentido, o curso está organizado para formar
profissionais cônscios de sua atuação como empreendedores e gestores de
Marketing, com conhecimento das principais atividades desenvolvidas pela
gerência de marketing das organizações e possuir um perfil profissional que
atenda às seguintes necessidades:
v Compreender a
importância do marketing para as organizações;
v Valorizar a pesquisa
e o mapeamento sistemático das ameaças e oportunidades do mercado, bem como
as forças e fraquezas de sua organização e/ou da concorrência;
v Avaliar o impacto
que mudanças no ambiente externo podem gerar nas suas políticas de produtos e
de mercado;
v Elaborar estratégias
a partir das necessidades e desejos dos consumidores;
v Potencializar a
aplicação dos conceitos de segmentação, posicionamento e diferenciação no
desenvolvimento de ofertas para o mercado;
v Gerenciar projetos
de marketing e integrar o marketing às outras áreas da organização;
v Planejar,
implementar e avaliar Planos de Marketing.
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Período
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Disciplina
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Ementário
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1º
PERIODO
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Economia e Mercado
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Conceito de economia e sistema
econômico. Agentes econômicos; sistema
de economia de preços; agregados macroeconômicos; emprego e distribuição de
renda; intervenção do governo na economia e comércio internacional; balanço
de pagamentos, taxa de câmbio e teorias do comércio internacional; teoria do
consumidor - abordagem ordinal; teoria da produção, custo de produção e
estrutura de mercado; mercado e preços; demanda; oferta; mercados
competitivos.
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Informática
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Histórico da Computação; Introdução à
Informática; Principais Configurações; Sistema Operacional; Windows; Office:
Editor de Texto, Planilha Eletrônica e Apresentação.
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Matemática
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Revisão de conceitos básicos,
Proporcionalidade, Porcentagens e Juros simples, Conjuntos, Relações, Função
1º grau, Função 2º grau.
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Metodologia Científica
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O estudo da epistemologia da ciência,
formas de apreensão do conhecimento, métodos e técnicas de pesquisa e etapas
de elaboração de relatórios de estagio supervionado. Diretrizes para o estudo
e exercício de técnicas de leitura, análise de textos e documentação: redação
de trabalho acadêmico-científico. Noções básicas e introdutórias à linguagem
científica, teorias e hipóteses, instrumentos e técnicas de levantamento de dados.
Conhecimentos das normas da ABNT.
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Comunicação Empresarial
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Introdução à teoria da comunicação.
Processos de comunicação na empresa. Meio, mensagem e ruído na comunicação
empresarial. Sistemas de comunicação interna e externa. A comunicação escrita
na empresa. O uso eficiente dos equipamentos de comunicação: telefone, fax,
correio eletrônico (internet e intranet). A comunicação empresarial:
estrutura e organização. Técnicas de comunicação escrita e oral. Texto
técnico e texto literário. Organização do texto técnico. Análise e
interpretação de textos.
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Fundamentos de Marketing
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História e
conceitos básicos de marketing. Evolução dos conceitos de marketing. Mercados
consumidor, empresarial, global e sem fins lucrativos. Orientações das
empresas para o mercado. O processo de compra: tipos, papéis e
comportamentos. Fatores que influenciam o processo de compra. Previsão e
mensuração da demanda. Análise de portfólio de produtos. O Composto
Mercadológico: os Quatro Pés, suas características, instrumentos e estratégias.
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Introdução ao Direito Público e Privado
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A relação da empresa com o Estado; A
relação da empresa com o mercado: direito comercial e direito do consumidor.
Noções, origem, divisões e ramos do Direito. Normas jurídicas. Aspectos
gerais da legislação nas áreas de Direito Constitucional, Civil, Trabalhista,
Administrativo.
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2º
PERIODO
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Custos e Formação de
Preços
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O curso se inicia com discussão do papel do
administrador de empresas focado nas decisões de análise e formação de
preços. Procura-se nesta disciplina capacitar o aluno a desenvolver, analisar
e solucionar casos práticos abrangendo a análise de custos e formação de
preços. Esta disciplina é um convite a imersão total do raciocínio
objetivando a tomada de decisão, percorrendo desde o processo de produção,
expedição até a transferência dos produtos ao consumidor final.
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Direito
Comercial
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Introdução à Ciência do Direito. Direito
Comercial - Introdução. Atividade Econômica e Atividade Comercial. Empresa -
O empresário comerciante. Natureza jurídica do estabelecimento comercial.
Direito Societário. Tipos de Sociedades. Direito Cambiário - Letra de Câmbio;
Nota Promissória; Cheque; Duplicatas; Títulos de crédito impróprios. Direito
Falimentar - Falência; Concordata. Contratos Mercantis
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Estatística
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Instrumental matemático; A natureza da
Estatística; População e Amostra; Séries Estatísticas; Gráficos Estatísticos;
Distribuição de Freqüência; Medidas de Posição; Medidas de Dispersão ou de
Variabilidade; Medidas de Assimetria; Medidas de Curtose
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Gestão de Pessoas
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As
pessoas e a organização. Modelo sistêmico de administração de pessoas,
envolvendo suprimento, aplicação, manutenção, desenvolvimento e controle: (i)
Compreender os direitos humanos, valorizar as diferenças étnico-raciais e
desenvolver o respeito mútuo. (ii) Instrumentos de provimento (recrutamento,
seleção, integração); (iii) Formação de equipes. Instrumento de
desenvolvimento gerencial, incluindo aspectos de liderança, educação e
treinamento de pessoal; (iv) Aplicação (descrição e análise de cargos e
funções, avaliação de desempenho e planejamento de carreiras); (v) Gestão e
remuneração por habilidades e competências. Sistemas de recompensas:
remuneração e benefícios. Gestão por resultados.
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Normas de Segurança Ocupacional
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Noções
gerais das doenças ocupacionais. Acompanhamento da aplicação dos programas de
proteção à saúde dos trabalhadores. Atuação dos profissionais de Marketing na
segurança do trabalho na gestão das patologias nos ambientes de trabalho.
Capacitação no atendimento dos primeiros socorros aos empregados.
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Pesquisa de
Marketing
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Posicionamento
da Pesquisa dentro da área de Marketing; As Metodologias de e Técnicas de
Pesquisa: Métodos Quantitativo, Qualitativo e Experimental;
Coleta
de Dados; Análise de Dados. O Programa SPSS (Statistics Package de Social
Sciencies): como criar e analisar um banco de dados em pesquisa.
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Planejamento
Empresarial
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A Empresa e o meio que opera. A
produtividade e risco de um mercado. Estratégia Política na Empresa: natureza
e significado. Pesquisa na área da produção. Lançamento de novos produtos.
Estratégia competitiva dentro do processo de planejamento estratégico.
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Sociologia e
Politica
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Contexto histórico do surgimento da
Sociologia. Pensadores clássicos da Sociologia. Discussão de temas clássicos
da Sociologia Política: Estado, dominação, elites, hegemonia. Introdução de
temas recorrentes no debate contemporâneo do campo da Sociologia Política: as
esferas pública e privada, cidadania, democracia, movimentos sociais,
relações de trabalho, ética, políticas públicas, globalização e geopolítica.
O papel e a condição no sistema capitalista contemporâneo e a formação
cultural brasileira.
As
relações étnico-raciais e afrodescendentes e indígenas. O ordenamento do
mundo do trabalho e as transformações processadas nas últimas décadas.
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3º
PERIODO
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Matemática
Financeira
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O
valor do dinheiro no tempo. Juros simples. Juros compostos. Taxas de Juros.
Descontos. Mercado financeiro e tipos de investimentos. Anuidades:
constantes, variáveis e fracionadas. Critérios de Investimentos. Sistemas de
amortização.
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Desenvolvimento de
Produtos e Serviços
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Abrangência,
categorias, características e classificação dos produtos e serviços;
Gerenciamento da qualidade de produtos e de serviços; Relação entre produtos
e marcas; Embalagem, rotulagem e garantias; Desenvolvimento de novas ofertas
de produtos e serviços ao mercado.
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Comportamento
do Consumidor
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O
vínculo pessoa-produto ao longo dos tempos. A equação motivacional. A
ampulheta algedônica. Prazer, alegria e felicidade. Estudos da personalidade.
A sociedade de consumo: consumismo, materialismo e luxo. Os pecados
capitais e o consumismo. Da sedução ao desejo de consumo.
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Ética e
Sustentabilidade
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Moral e Ética. Ética e economia. Ética e
consumo. Ética e Ecologia. Ética e Marketing: Código de ética do Marketing.
Conflitos. Evolução dos conceitos de responsabilidade social e ambiental.
Princípios e dimensões da sustentabilidade. Eco-competitividade. Gestão
ambiental e desenvolvimento de sociedades sustentáveis
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Gestão de Marcas e
Brand Equity
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Compreender a importância do design e
branding para o planejamento estratégico e a gestão organizacional. Analisar
o conceito de marca e identidade de marca, a importância do valor da imagem
da marca, do ambientalismo e da identidade visual; Análise, posicionamento e
comunicação estratégica da marca dentro do mercado premium, de luxo ou
popular; a emoção no relacionamento com a marca.
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Marketing
Internacional
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Introdução ao Marketing Global. O ambiente
econômico global. Características dos mercados regionais. Ambiente Econômico
Global. Fatores sócio-culturais, protocolo e etiqueta. Estratégias de Acesso
ao Mercado Internacional. O Composto Mercadológico em Mercados
Internacionais.
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Publicidade e Propaganda
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Introdução:
O que é publicidade e o que é propaganda. A publicidade e seus fundamentos.
As diferentes formas de utilização da publicidade. Ferramentas para o
desenvolvimento de campanhas. A construção da imagem corporativa. O conceito
de relações públicas. A comunicação como vínculo entre a identidade e a
imagem da empresa. Fontes de criação de imagem. A imagem eficaz. O conceito
de propaganda. Os tipos de propaganda e a administração de sua eficiência. Os
veículos de comunicação. Agências, produtores e fornecedores especializados.
O anunciante. A campanha de propaganda. A compra e pesquisa de mídia. O
briefing e o planejamento. As ferramentas de comunicação. Diferenciação dos
públicos. A auto-regulamentação comercial. A força das marcas e casos da
propaganda.
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4º PERIODO
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Atacado, Logística e
Trade Marketing
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Marketing
de Varejo e Apresentação de características específicas deste segmento,
Decisões de Marketing aplicadas ao comercio atacadista, Marketing Direto,
Tendências. Conceitos básicos de Logística, Distribuição física e outras
áreas funcionais; Natureza da administração de materiais; O canal de
suprimentos; Embalagem do produto; Importância de sistemas de transportes na
economia; Inteligência de Trade Marketing: curvas de concentração da
distribuição e sua contribuição para o faturamento e lucratividade, análise
do potencial revendedor estático e dinâmico, identificação dos referenciais
de desempenho no varejo (benchmarkings) e cálculo dos índices de
produtividade por loja, mapeamento do processo decisório dentro de cada
organização revendedora e dos meios de acesso aos influenciadores da decisão
nessas organizações.
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Comércio Exterior
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Conceitos
e fundamentos dos mercados internacionais. Objetividade e eficiência no
mercado internacional. Organizações comerciais internacionais. Sistemas de
comércio exterior. Formação de preço no comércio exterior. Incoterms.
Logística de transporte internacional. Noções de câmbio e contratos
internacionais.
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Elaboração e Gestão
de Projetos
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Introdução,
definição e organização do projeto. Gerenciamento e Controle do Projeto.
Planejamento do Projeto. Análise de Recursos. Da concepção a especificação.
Efeito volume variedade Geração do conceito. Projeto preliminar. Avaliação e
melhoria. Prototipagem e projeto final. Análise e engenharia do valor. Ciclo
de vida do produto. Engenharia simultânea. Reengenharia de processos. O Guia
PMBOOK.
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Estratégia
Empresarial
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Administração
estratégica e a competitividade estratégica. Análise do ambiente externo.
Análise do ambiente da indústria (setor). Análise da concorrência. Análise do
ambiente interno. Ações estratégicas formulações estratégicas: estratégia de
níveis de negócio. Estratégia de liderança em custos e estratégia de
diferenciação. Estratégias de nível corporativo. Estratégias de diferenciação.
Estratégia de fusão e aquisição. Estratégia de internacionalização.
Estratégias de integração. Estratégias cooperativas. Processo de planejamento
estratégico. Dimensões estratégica e operacional. O Balanced
Scorecard (BSC).
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Marketing de Varejo
e Comércio Eletrônico
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Negócios
e Marketing Eletrônico. Negociação Eletrônica. Varejo no Comércio Eletrônico.
Meios de Pagamento Eletrônicos. Legislação sobre o Comércio e o Negócio
Eletrônico. Distribuição Física e Logística como Suporte ao Comércio Eletrônico.
Comércio Móvel.
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Planejamento Gráfico
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Definição
e contextualização do planejamento gráfico. Diagramação, textos, títulos e
fotografias. Estudo das técnicas de artes gráficas. Terminologias, estética,
estilo e aplicações práticas do processo gráfico.
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Políticas de
Relacionamento com o Cliente
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Fundamentos
do marketing de relacionamento; Custos de aquisição x custos de retenção; O
papel da tecnologia da informação na estratégia de relacionamento com
clientes; Database marketing para a retenção de clientes; Venda cruzada
("cross-selling"); Promoções de venda e fidelização; Ações de
relacionamento com públicos alvo.
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Midialogia
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Entendimento
teórico e prático das técnicas de mídia utilizadas atualmente pelo mercado,
em condições de interpretar, analisar e avaliar os meios de comunicação.
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