Grade Curricular 2016/2

    
  FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE UBERLÂNDIA.
FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS - FUPAC   
   Rua Barão de Camargos, 695 – Fundinho – Uberlândia, MG; CEP: 38400-000
Telefax: (34) 3291-2100

Grade Curricular e Ementários – 2016/2

TECNOLOGIA EM MARKETING

Objetivos do curso


    Objetivo geral

Formar profissionais em tecnologia, que receberão aporte acadêmico e tecnológico de modo a dominarem os conceitos fundamentais, correlacionando políticas com planos e ações adequadas às necessidades atuais de mercado, com foco específico, capazes de atender mais rapidamente as demandas de mercado, com pensamento crítico, criativo, capazes de antecipar e responder às mudanças do mercado, empreender, criar e inovar produtos ou serviços; comunicar e criar relacionamentos com consumidores; perceber as constantes mudanças do mundo globalizado; responsáveis social e ambientalmente; que ocupem postos de gerenciamento e supervisão na área de marketing, atuando com flexibilidade, adaptabilidade e autonomia intelectual crescente para absorver novas tecnologias, de forma a atender a crescente demanda das empresas de varejo.

    Objetivos específicos

·         Estimular no aluno o desenvolvimento crítico e reflexivo das atividades de ensino, as quais lhe permitam acompanhar os avanços tecnológicos e produzir novos conhecimentos, possibilitando uma atuação profissional pautada em valores humanos, éticos e sociais;
·         Desenvolver a criatividade e o senso crítico necessários ao tecnólogo para uma gestão de marketing voltada ao atendimento das demandas regionais, nacionais e mundiais, impostas pelas constantes mudanças no mercado;
·         Possibilitar ao futuro tecnólogo a experimentação a partir da pesquisa de marketing, análise do ambiente em marketing e desenvolvimento das estratégias de marketing baseados em sua realidade, capacitando-o a desempenhar o planejamento de marketing;

Perfil do egresso

O profissional Tecnólogo possui formação fundamentada nos princípios de flexibilidade, interdisciplinaridade e contextualização. Tecnólogo em Marketing é o profissional responsável pela elaboração de estratégias de vendas que atraiam e mantenham clientes. Ele estuda o mercado e seu ambiente sócio-econômico para criar e inovar produtos ou serviços, promovendo-os, solidificando sua marca no mercado e definindo estratégias, público-alvo e preços a serem praticados. Atento às constantes mudanças, esse profissional comunica e cria relacionamentos com consumidores, antecipa tendências, aproveita oportunidades de mercado e analisa riscos. Aspectos da legislação que regulam as atividades de comercialização, consumo, contratos comerciais, normas de higiene e segurança, questões tributárias e fiscais, estão diretamente ligados às atribuições desse profissional.
É um profissional generalista, crítico, reflexivo e ético, capaz de criar, empreender, analisar, planejar, gerenciar e executar processos orientados para a satisfação dos desejos e necessidades dos clientes e/ou consumidores, observando e antecipando tendências, implementando novas idéias e desenvolvendo produtos e serviços. Nesse sentido, o curso está organizado para formar profissionais cônscios de sua atuação como empreendedores e gestores de Marketing, com conhecimento das principais atividades desenvolvidas pela gerência de marketing das organizações e possuir um perfil profissional que atenda às seguintes necessidades:

v  Compreender a importância do marketing para as organizações;
v  Valorizar a pesquisa e o mapeamento sistemático das ameaças e oportunidades do mercado, bem como as forças e fraquezas de sua organização e/ou da concorrência;
v  Avaliar o impacto que mudanças no ambiente externo podem gerar nas suas políticas de produtos e de mercado;
v  Elaborar estratégias a partir das necessidades e desejos dos consumidores;
v  Potencializar a aplicação dos conceitos de segmentação, posicionamento e diferenciação no desenvolvimento de ofertas para o mercado;
v  Gerenciar projetos de marketing e integrar o marketing às outras áreas da organização;
v  Planejar, implementar e avaliar Planos de Marketing.

Período
Disciplina
Ementário
1º PERIODO
Economia e Mercado

Conceito de economia e sistema econômico.  Agentes econômicos; sistema de economia de preços; agregados macroeconômicos; emprego e distribuição de renda; intervenção do governo na economia e comércio internacional; balanço de pagamentos, taxa de câmbio e teorias do comércio internacional; teoria do consumidor - abordagem ordinal; teoria da produção, custo de produção e estrutura de mercado; mercado e preços; demanda; oferta; mercados competitivos.
Informática
Histórico da Computação; Introdução à Informática; Principais Configurações; Sistema Operacional; Windows; Office: Editor de Texto, Planilha Eletrônica e Apresentação.
Matemática
Revisão de conceitos básicos, Proporcionalidade, Porcentagens e Juros simples, Conjuntos, Relações, Função 1º grau, Função 2º grau.
Metodologia Científica

O estudo da epistemologia da ciência, formas de apreensão do conhecimento, métodos e técnicas de pesquisa e etapas de elaboração de relatórios de estagio supervionado. Diretrizes para o estudo e exercício de técnicas de leitura, análise de textos e documentação: redação de trabalho acadêmico-científico. Noções básicas e introdutórias à linguagem científica, teorias e hipóteses, instrumentos e técnicas de levantamento de dados. Conhecimentos das normas da ABNT.

Comunicação Empresarial
Introdução à teoria da comunicação. Processos de comunicação na empresa. Meio, mensagem e ruído na comunicação empresarial. Sistemas de comunicação interna e externa. A comunicação escrita na empresa. O uso eficiente dos equipamentos de comunicação: telefone, fax, correio eletrônico (internet e intranet). A comunicação empresarial: estrutura e organização. Técnicas de comunicação escrita e oral. Texto técnico e texto literário. Organização do texto técnico. Análise e interpretação de textos.
 Fundamentos de Marketing

História e conceitos básicos de marketing. Evolução dos conceitos de marketing. Mercados consumidor, empresarial, global e sem fins lucrativos. Orientações das empresas para o mercado. O processo de compra: tipos, papéis e comportamentos. Fatores que influenciam o processo de compra. Previsão e mensuração da demanda. Análise de portfólio de produtos. O Composto Mercadológico: os Quatro Pés, suas características, instrumentos e estratégias.
Introdução ao Direito Público e Privado
A relação da empresa com o Estado; A relação da empresa com o mercado: direito comercial e direito do consumidor. Noções, origem, divisões e ramos do Direito. Normas jurídicas. Aspectos gerais da legislação nas áreas de Direito Constitucional, Civil, Trabalhista, Administrativo.



2º PERIODO
Custos e Formação de Preços
O curso se inicia com discussão do papel do administrador de empresas focado nas decisões de análise e formação de preços. Procura-se nesta disciplina capacitar o aluno a desenvolver, analisar e solucionar casos práticos abrangendo a análise de custos e formação de preços. Esta disciplina é um convite a imersão total do raciocínio objetivando a tomada de decisão, percorrendo desde o processo de produção, expedição até a transferência dos produtos ao consumidor final.
Direito Comercial

Introdução à Ciência do Direito. Direito Comercial - Introdução. Atividade Econômica e Atividade Comercial. Empresa - O empresário comerciante. Natureza jurídica do estabelecimento comercial. Direito Societário. Tipos de Sociedades. Direito Cambiário - Letra de Câmbio; Nota Promissória; Cheque; Duplicatas; Títulos de crédito impróprios. Direito Falimentar - Falência; Concordata. Contratos Mercantis
Estatística
Instrumental matemático; A natureza da Estatística; População e Amostra; Séries Estatísticas; Gráficos Estatísticos; Distribuição de Freqüência; Medidas de Posição; Medidas de Dispersão ou de Variabilidade; Medidas de Assimetria; Medidas de Curtose
Gestão de Pessoas
As pessoas e a organização. Modelo sistêmico de administração de pessoas, envolvendo suprimento, aplicação, manutenção, desenvolvimento e controle: (i) Compreender os direitos humanos, valorizar as diferenças étnico-raciais e desenvolver o respeito mútuo. (ii) Instrumentos de provimento (recrutamento, seleção, integração); (iii) Formação de equipes. Instrumento de desenvolvimento gerencial, incluindo aspectos de liderança, educação e treinamento de pessoal; (iv) Aplicação (descrição e análise de cargos e funções, avaliação de desempenho e planejamento de carreiras); (v) Gestão e remuneração por habilidades e competências. Sistemas de recompensas: remuneração e benefícios. Gestão por resultados.

Normas de Segurança Ocupacional
Noções gerais das doenças ocupacionais. Acompanhamento da aplicação dos programas de proteção à saúde dos trabalhadores. Atuação dos profissionais de Marketing na segurança do trabalho na gestão das patologias nos ambientes de trabalho. Capacitação no atendimento dos primeiros socorros aos empregados.

Pesquisa de Marketing
Posicionamento da Pesquisa dentro da área de Marketing; As Metodologias de e Técnicas de Pesquisa: Métodos Quantitativo, Qualitativo e Experimental;
Coleta de Dados; Análise de Dados. O Programa SPSS (Statistics Package de Social Sciencies): como criar e analisar um banco de dados em pesquisa.

Planejamento Empresarial
A Empresa e o meio que opera. A produtividade e risco de um mercado. Estratégia Política na Empresa: natureza e significado. Pesquisa na área da produção. Lançamento de novos produtos. Estratégia competitiva dentro do processo de planejamento estratégico.
Sociologia e Politica
Contexto histórico do surgimento da Sociologia. Pensadores clássicos da Sociologia. Discussão de temas clássicos da Sociologia Política: Estado, dominação, elites, hegemonia. Introdução de temas recorrentes no debate contemporâneo do campo da Sociologia Política: as esferas pública e privada, cidadania, democracia, movimentos sociais, relações de trabalho, ética, políticas públicas, globalização e geopolítica. O papel e a condição no sistema capitalista contemporâneo e a formação cultural brasileira. As relações étnico-raciais e afrodescendentes e indígenas. O ordenamento do mundo do trabalho e as transformações processadas nas últimas décadas.



3º PERIODO
Matemática Financeira
O valor do dinheiro no tempo. Juros simples. Juros compostos. Taxas de Juros. Descontos.  Mercado financeiro e tipos de investimentos. Anuidades: constantes, variáveis e fracionadas. Critérios de Investimentos. Sistemas de amortização.

Desenvolvimento de Produtos e Serviços
Abrangência, categorias, características e classificação dos produtos e serviços; Gerenciamento da qualidade de produtos e de serviços; Relação entre produtos e marcas; Embalagem, rotulagem e garantias; Desenvolvimento de novas ofertas de produtos e serviços ao mercado.

Comportamento do Consumidor

O vínculo pessoa-produto ao longo dos tempos. A equação motivacional. A ampulheta algedônica. Prazer, alegria e felicidade. Estudos da personalidade.  A sociedade de consumo: consumismo, materialismo e luxo. Os pecados capitais e o consumismo. Da sedução ao desejo de consumo.

Ética e Sustentabilidade
Moral e Ética. Ética e economia. Ética e consumo. Ética e Ecologia. Ética e Marketing: Código de ética do Marketing. Conflitos. Evolução dos conceitos de responsabilidade social e ambiental. Princípios e dimensões da sustentabilidade. Eco-competitividade. Gestão ambiental e desenvolvimento de sociedades sustentáveis
Gestão de Marcas e Brand Equity
Compreender a importância do design e branding para o planejamento estratégico e a gestão organizacional. Analisar o conceito de marca e identidade de marca, a importância do valor da imagem da marca, do ambientalismo e da identidade visual; Análise, posicionamento e comunicação estratégica da marca dentro do mercado premium, de luxo ou popular; a emoção no relacionamento com a marca.
Marketing Internacional
Introdução ao Marketing Global. O ambiente econômico global. Características dos mercados regionais. Ambiente Econômico Global. Fatores sócio-culturais, protocolo e etiqueta. Estratégias de Acesso ao Mercado Internacional. O Composto Mercadológico em Mercados Internacionais.
Publicidade e Propaganda
Introdução: O que é publicidade e o que é propaganda. A publicidade e seus fundamentos. As diferentes formas de utilização da publicidade. Ferramentas para o desenvolvimento de campanhas. A construção da imagem corporativa. O conceito de relações públicas. A comunicação como vínculo entre a identidade e a imagem da empresa. Fontes de criação de imagem. A imagem eficaz. O conceito de propaganda. Os tipos de propaganda e a administração de sua eficiência. Os veículos de comunicação. Agências, produtores e fornecedores especializados. O anunciante. A campanha de propaganda. A compra e pesquisa de mídia. O briefing e o planejamento. As ferramentas de comunicação. Diferenciação dos públicos. A auto-regulamentação comercial. A força das marcas e casos da propaganda.




      4º PERIODO
Atacado, Logística e Trade Marketing
Marketing de Varejo e Apresentação de características específicas deste segmento, Decisões de Marketing aplicadas ao comercio atacadista, Marketing Direto, Tendências. Conceitos básicos de Logística, Distribuição física e outras áreas funcionais; Natureza da administração de materiais; O canal de suprimentos; Embalagem do produto; Importância de sistemas de transportes na economia; Inteligência de Trade Marketing: curvas de concentração da distribuição e sua contribuição para o faturamento e lucratividade, análise do potencial revendedor estático e dinâmico, identificação dos referenciais de desempenho no varejo (benchmarkings) e cálculo dos índices de produtividade por loja, mapeamento do processo decisório dentro de cada organização revendedora e dos meios de acesso aos influenciadores da decisão nessas organizações.

Comércio Exterior
Conceitos e fundamentos dos mercados internacionais. Objetividade e eficiência no mercado internacional. Organizações comerciais internacionais. Sistemas de comércio exterior. Formação de preço no comércio exterior. Incoterms. Logística de transporte internacional. Noções de câmbio e contratos internacionais.


Elaboração e Gestão de Projetos
Introdução, definição e organização do projeto. Gerenciamento e Controle do Projeto. Planejamento do Projeto. Análise de Recursos. Da concepção a especificação. Efeito volume variedade Geração do conceito. Projeto preliminar. Avaliação e melhoria. Prototipagem e projeto final. Análise e engenharia do valor. Ciclo de vida do produto. Engenharia simultânea. Reengenharia de processos. O Guia  PMBOOK.

Estratégia Empresarial
Administração estratégica e a competitividade estratégica. Análise do ambiente externo. Análise do ambiente da indústria (setor). Análise da concorrência. Análise do ambiente interno. Ações estratégicas formulações estratégicas: estratégia de níveis de negócio. Estratégia de liderança em custos e estratégia de diferenciação. Estratégias de nível corporativo. Estratégias de diferenciação. Estratégia de fusão e aquisição. Estratégia de internacionalização. Estratégias de integração. Estratégias cooperativas. Processo de planejamento estratégico. Dimensões estratégica e operacional. O Balanced Scorecard (BSC).

Marketing de Varejo e Comércio Eletrônico
Negócios e Marketing Eletrônico. Negociação Eletrônica. Varejo no Comércio Eletrônico. Meios de  Pagamento Eletrônicos. Legislação sobre o Comércio e o Negócio Eletrônico. Distribuição Física e Logística como Suporte ao Comércio Eletrônico. Comércio Móvel.

Planejamento Gráfico
Definição e contextualização do planejamento gráfico. Diagramação, textos, títulos e fotografias. Estudo das técnicas de artes gráficas. Terminologias, estética, estilo e aplicações práticas do processo gráfico.

Políticas de Relacionamento com o Cliente
Fundamentos do marketing de relacionamento; Custos de aquisição x custos de retenção; O papel da tecnologia da informação na estratégia de relacionamento com clientes; Database marketing para a retenção de clientes; Venda cruzada ("cross-selling"); Promoções de venda e fidelização;  Ações de relacionamento com públicos alvo.

Midialogia
Entendimento teórico e prático das técnicas de mídia utilizadas atualmente pelo mercado, em condições de interpretar, analisar e avaliar os meios de comunicação.