O Curso


 Nome do Curso: Tecnologia em Marketing
Modalidade: Presencial
Situação Legal: Reconhecido
Titulação: Tecnólogo em Marketing
Coordenador(a) do Curso: Esp. Laurisley Marques de Araújo
Local de Funcionamento: Av. Cipriano Del Fávero, 991 - Centro
Telefone: (34) 3219 7791
Fax: (34) 3291-2100
E-mail: marketing@unipacuberlandia.com.br
Vagas Oferecidas:
Total Anual: 120
Total Semestral: 60
Forma de Ingresso: Processo Seletivo: Vestibular
Turno de Funcionamento: Noturno
Carga horária: 1917 horas
Regime seriado semestral, em 4 períodos

Objetivos do curso

Objetivo geral


Formar profissionais em tecnologia, que receberão aporte acadêmico e tecnológico de modo a dominarem os conceitos fundamentais, correlacionando políticas com planos e ações adequadas às necessidades atuais de mercado, com foco específico, capazes de atender mais rapidamente as demandas de mercado, com pensamento crítico, criativo, capazes de antecipar e responder às mudanças do mercado, empreender, criar e inovar produtos ou serviços; comunicar e criar relacionamentos com consumidores; perceber as constantes mudanças do mundo globalizado; responsáveis social e ambientalmente; que ocupem postos de gerenciamento e supervisão na área de marketing, atuando com flexibilidade, adaptabilidade e autonomia intelectual crescente para absorver novas tecnologias, de forma a atender a crescente demanda das empresas de varejo.

Objetivos específicos

  • Estimular no aluno o desenvolvimento crítico e reflexivo das atividades de ensino, as quais lhe permitam acompanhar os avanços tecnológicos e produzir novos conhecimentos, possibilitando uma atuação profissional pautada em valores humanos, éticos e sociais;
  •  Desenvolver a criatividade e o senso crítico necessários ao tecnólogo para uma gestão de marketing voltada ao atendimento das demandas regionais, nacionais e mundiais, impostas pelas constantes mudanças no mercado;
  •  Possibilitar ao futuro tecnólogo a experimentação a partir da pesquisa de marketing, análise do ambiente em marketing e desenvolvimento das estratégias de marketing baseados em sua realidade, capacitando-o a desempenhar o planejamento de marketing;
O profissional Tecnólogo possui formação fundamentada nos princípios de flexibilidade, interdisciplinaridade e contextualização. Tecnólogo em Marketing é o profissional responsável pela elaboração de estratégias de vendas que atraiam e mantenham clientes. Ele estuda o mercado e seu ambiente sócio-econômico para criar e inovar produtos ou serviços, promovendo-os, solidificando sua marca no mercado e definindo estratégias, público-alvo e preços a serem praticados. Atento às constantes mudanças, esse profissional comunica e cria relacionamentos com consumidores, antecipa tendências, aproveita oportunidades de mercado e analisa riscos. Aspectos da legislação que regulam as atividades de comercialização, consumo, contratos comerciais, normas de higiene e segurança, questões tributárias e fiscais, estão diretamente ligados às atribuições desse profissional.
É um profissional generalista, crítico, reflexivo e ético, capaz de criar, empreender, analisar, planejar, gerenciar e executar processos orientados para a satisfação dos desejos e necessidades dos clientes e/ou consumidores, observando e antecipando tendências, implementando novas idéias e desenvolvendo produtos e serviços. Nesse sentido, o curso está organizado para formar profissionais cônscios de sua atuação como empreendedores e gestores de Marketing, com conhecimento das principais atividades desenvolvidas pela gerência de marketing das organizações e possuir um perfil profissional que atenda às seguintes necessidades:

  • Compreender a importância do marketing para as organizações;
  • Valorizar a pesquisa e o mapeamento sistemático das ameaças e oportunidades do mercado, bem como as forças e fraquezas de sua organização e/ou da concorrência;
  • Avaliar o impacto que mudanças no ambiente externo podem gerar nas suas políticas de produtos e de mercado;
  • Elaborar estratégias a partir das necessidades e desejos dos consumidores;
  • Potencializar a aplicação dos conceitos de segmentação, posicionamento e diferenciação no desenvolvimento de ofertas para o mercado;
  •  Gerenciar projetos de marketing e integrar o marketing às outras áreas da organização;
  • Planejar, implementar e avaliar Planos de Marketing.