Nome do Curso: Tecnologia em Marketing
Modalidade: Presencial
Situação Legal: Reconhecido
Titulação: Tecnólogo em Marketing
Coordenador(a) do Curso: Esp. Laurisley Marques de Araújo
Local de
Funcionamento: Av. Cipriano Del Fávero, 991 - Centro
Telefone: (34) 3219 7791
Fax: (34) 3291-2100
E-mail: marketing@unipacuberlandia.com.br
Vagas Oferecidas:
Total Anual: 120
Total Semestral: 60
Forma de Ingresso: Processo Seletivo: Vestibular
Turno de Funcionamento: Noturno
Carga horária:
1917 horas
Regime seriado semestral, em 4
períodos
Objetivos do curso
Objetivo geral
Formar profissionais em tecnologia, que receberão aporte acadêmico e
tecnológico de modo a dominarem os conceitos fundamentais, correlacionando
políticas com planos e ações adequadas às necessidades atuais de mercado, com
foco específico, capazes de atender mais rapidamente as demandas de mercado,
com pensamento crítico, criativo, capazes de antecipar e responder às mudanças
do mercado, empreender, criar e inovar produtos ou serviços; comunicar e criar
relacionamentos com consumidores; perceber as constantes mudanças do mundo
globalizado; responsáveis social e ambientalmente; que ocupem postos de
gerenciamento e supervisão na área de marketing, atuando com flexibilidade,
adaptabilidade e autonomia intelectual crescente para absorver novas
tecnologias, de forma a atender a crescente demanda das empresas de varejo.
Objetivos específicos
- Estimular no aluno o desenvolvimento crítico e reflexivo das atividades de ensino, as quais lhe permitam acompanhar os avanços tecnológicos e produzir novos conhecimentos, possibilitando uma atuação profissional pautada em valores humanos, éticos e sociais;
- Desenvolver a criatividade e o senso crítico necessários ao tecnólogo para uma gestão de marketing voltada ao atendimento das demandas regionais, nacionais e mundiais, impostas pelas constantes mudanças no mercado;
- Possibilitar ao futuro tecnólogo a experimentação a partir da pesquisa de marketing, análise do ambiente em marketing e desenvolvimento das estratégias de marketing baseados em sua realidade, capacitando-o a desempenhar o planejamento de marketing;
O profissional Tecnólogo possui formação fundamentada nos princípios de
flexibilidade, interdisciplinaridade e contextualização. Tecnólogo em Marketing
é o profissional responsável pela elaboração de estratégias de vendas que
atraiam e mantenham clientes. Ele estuda o mercado e seu ambiente
sócio-econômico para criar e inovar produtos ou serviços, promovendo-os,
solidificando sua marca no mercado e definindo estratégias, público-alvo e
preços a serem praticados. Atento às constantes mudanças, esse profissional
comunica e cria relacionamentos com consumidores, antecipa tendências,
aproveita oportunidades de mercado e analisa riscos. Aspectos da legislação que
regulam as atividades de comercialização, consumo, contratos comerciais, normas
de higiene e segurança, questões tributárias e fiscais, estão diretamente
ligados às atribuições desse profissional.
É um profissional generalista, crítico, reflexivo e ético, capaz de
criar, empreender, analisar, planejar, gerenciar e executar processos
orientados para a satisfação dos desejos e necessidades dos clientes e/ou
consumidores, observando e antecipando tendências, implementando novas idéias e
desenvolvendo produtos e serviços. Nesse sentido, o curso está organizado para
formar profissionais cônscios de sua atuação como empreendedores e gestores de
Marketing, com conhecimento das principais atividades desenvolvidas pela
gerência de marketing das organizações e possuir um perfil profissional que
atenda às seguintes necessidades:
- Compreender a importância do marketing para as organizações;
- Valorizar a pesquisa e o mapeamento sistemático das ameaças e oportunidades do mercado, bem como as forças e fraquezas de sua organização e/ou da concorrência;
- Avaliar o impacto que mudanças no ambiente externo podem gerar nas suas políticas de produtos e de mercado;
- Elaborar estratégias a partir das necessidades e desejos dos consumidores;
- Potencializar a aplicação dos conceitos de segmentação, posicionamento e diferenciação no desenvolvimento de ofertas para o mercado;
- Gerenciar projetos de marketing e integrar o marketing às outras áreas da organização;
- Planejar, implementar e avaliar Planos de Marketing.