Determinar as prioridades em um planejamento é fundamental e permite integrar todos os processos executados dentro de uma organização, da mesma forma não há como descartar nenhuma fase ou mesmo informação, pois a simples falta de um detalhe pode significar o insucesso no mercado.Diariamente existem pessoas declarando que esta ou aquela tarefa ou área é mais importante, o que mostra o quanto o ser humano valoriza tudo o que faz, mas também acaba esquecendo que dentro de uma organização não há uma tarefa ou área melhor que a outra, todas se complementam e direcionam toda a organização para o sucesso ou não.O que acontece dentro de organizações de sucesso é justamente a integração entre todas as áreas e colaboradores, pois todos sabem que o trabalho de um interfere diretamente no trabalho dos demais, desta forma o conhecimento sempre é ampliado, pois as pessoas trocam informações e estão dispostas a aprender constantemente para melhorar continuamente os produtos ou serviços entregues ao consumidor. Como nenhuma organização está no mercado para encontrar o fracasso, é natural que todos acabem se defendendo e declarando que não guardam informações e sempre estão em contato com as demais áreas. O que poucos compreendem é que existem informações que devem ser compartilhadas para solucionar eventuais problemas, pois as pessoas enxergam as situações de forma diferente e assim podem encontrar várias soluções, independente da área em que atuam.Algumas organizações limitam as informações que chegam aos seus colaboradores, o que pode vir a se tornar um problema futuro, especialmente neste momento onde a concorrência aplica no seu dia a dia o compartilhamento de informações.Outro ponto interessante é que algumas organizações colocam em prática programas que levam os diretores ou gestores para outras áreas, para que estejam em contato com os demais colaboradores, mas nem sempre isto é bem aceito pelos colaboradores, pois uma organização sempre deve comunicar suas ações com a intenção de melhorar o ambiente e não deixar dúvidas sobre este ou aquele comportamento novo da alta gerência. As relações interpessoais sempre irão interferir diretamente no desenvolvimento e desempenho da organização, mesmo que muitos preguem o contrário é inevitável separar o homem do profissional, e muitas vezes as máquinas acabam vestindo terno e gravata dentro das empresas. Todas as organizações buscam o sucesso no mercado, o que leva a integrar cada vez mais as pessoas e suas respectivas áreas, mas ainda assim deve haver um planejamento muito bem elaborado e executado, pois todas as ações devem ser conhecidas e seus efeitos previstos.
Autor: Rafael Mauricio Menshhein