Deixe o semestre acadêmico com as notas certas e sem frustrações. Confira quatro dicas que irão ajudar você a estudar melhor para as provas finais
(Crédito: Shutterstock.com)
Os exames podem ser estressantes, mas para alcançar as férias com a consciência e o boletim escolar livres de preocupações não há como fugir dos livros
No fim do semestre, a maioria dos alunos já está cansada demais e não sabe como encontrar motivação para os estudos extras que as provas finais exigem. Os exames podem ser estressantes, mas para alcançar as férias com a consciência e o boletim escolar livres de preocupações não há como fugir dos livros.
Para ajudar você a concluir essa etapa, confira quatro dicas de estudo para as provas finais:
Dicas de estudo -1 = Tenha bons hábitos durante o semestre. Se você manteve bons hábitos durante todo o semestre estudar para as provas finais não irá desprender um esforço atípico, pois você estará em boa forma para os testes, não apenas por conta dos conteúdos, mas pela concentração e foco treinados também. Na leitura, é importar saber destacar quais são os tópicos chave do conteúdo, fazer anotações, conexões com outras matérias tratadas e exercitar a memória. Se você não fez isso durante o semestre será muito mais trabalhoso estudar de última hora, já que os materiais estarão acumulados. Outra estratégia útil é fazer um guia de estudos escrito que você poderá seguir enquanto estuda.
Dicas de estudo -2 = Organize com antecedência. Duas semanas antes da primeira prova final, procure um lugar quieto onde você possa se concentrar e organize seus estudos em tarefas diárias. Pergunte ao seu professor o que será cobrado na prova e divida essa matéria em tarefas menores que podem ser completadas diariamente. Por
exemplo, se você tem que estudar 10 capítulos para a prova de química, prepare-se para estudar dois capítulos diariamente, durante cinco dias. Estudar tudo em um único dia afeta seu sono, aumenta o estresse e prejudica seu rendimento no dia da prova.
Dicas de estudo -3 = Formato das provas. As provas serão em que formato? Dissertativas ou de múltipla escolha? Saber qual será o formato da prova pode ajudar você a estudar de maneira mais objetiva. Para questões dissertativas, por exemplo, você deverá saber como colocar suas respostas de maneira clara, objetiva e coerente. Testes de múltipla escolha, por sua vez, exigem atenção em possíveis pegadinhas que podem confundir os alunos.
Dicas de estudo - 4 = O dia da prova. Como em uma corrida, você também precisa estar preparado com antecedência para o dia da prova. Isso exige exercícios e prática para que no dia do exame seu corpo e mente estejam prontos para os testes. No dia da prova, você deve estar bem descansado e alimentado. Consuma alimentos com fibras, carboidratos e boas quantidades de água, para evitar dores de cabeça e melhorar o raciocínio. Ao receber a prova, faça primeiro as questões que considera mais fáceis ou que lembra melhor do conteúdo cobrado.
Fonte:
Portal Universia