17 agosto 2012

69 dias de internet para estudantes

Com o acesso à internet cada vez maior para os estudantes, ficou quase inimaginável fazer uma pesquisa offline. Por isso, confira 69 dicas de internet para estudantes

imagen-relacionada 
 
No Brasil, a internet chega cada vez mais aos lares das pessoas. Como consequência, esta se transformou num importante aliado do aluno para suas pesquisas e aprendizado. Hoje em dia, pode-se aprender praticamente tudo online. Por isso, nada melhor do que algumas dicas para potencializar o uso dela para ajudar você nos seus estudos e pesquisas.
 
A lista está dividida em vertentes do aprendizado e contém, ao todo, 69 dicas de internet para estudantes. Confira
 

  69 dicas de internet para estudantes - 1. Navegadores
É essencial que você tenha um bom navegador para realizar qualquer atividade na internet. O mais recomendado é o Mozilla Firefox, um dos melhores disponíveis atualmente. Boas alternativas: Google Chrome, Opera e Safari.
 
  69 dicas de internet para estudantes - 2. Pesquisa
Não existe uma ferramenta ideal de pesquisa que satisfaça todas as suas necessidades, mas você pode começar com as seguintes:
 
1- Ottobib, para pesquisas bibliográficas.
2- Google Reader, para inscrever-se nos melhores “feeds” da internet.
3- Spreeder, para ajuda-lo a ler mais rapidamente.
4- Dictionary.com, para consultar definições e significados.
5- SpellJax, para confirmar que você não teve erros de ortografia em inglês.
6- Google Video e até o Youtube, para aprender por meio de vídeos.
 
 

69 dicas de internet para estudantes - 3. Aprendendo e fazendo brainstorm

A pesquisa é inútil se você não estiver aprendendo nada. Uma forma inteligente de aprender algo é usar mapas conceituais. Recomenda-se que você use o XMind e o FreeMind. Alternativas: Mindomo, Mindmeister, Cmap, Comapping.
 
 

69 dicas de internet para estudantes - 4. Comunicação: e-mail e chat

Essas duas subcategorias formam a base da comunicação via internet. Ambas oferecem vantagens em relação ao telefone, inclusive pela possibilidade de anexar informações e poder responder aos outros na hora que convém a você. E-mail recomendado: Thunderbird, GMail, Mozilla SeaMonkey. Chats recomendados: Adium (Mac OS X) ou Pidgin (Windows, Mac). Alternativa: Meebo.
 
 

69 dicas de internet para estudantes - 5. Ferramentas de colaboração

Colaboração vai além de projetos de negócios como GanttProject e entra nas funcionalidades de chat e documentos editáveis, entre outras ferramentas. Use o programa Campfire. Alternativas: Scriblink e Skype. Neste último, você pode fazer conferências online e enviar pastas e documentos ao mesmo tempo.
 
 

69 dicas de internet para estudantes - 6. Gráficos e diagramação

Para ferramentas de gráficos, visualizações, edição, gráficos 3D e diagramação, recomendamos: Inkscape, Gimp, Blender e Gliffy.
 
 

69 dicas de internet para estudantes - 7. Edição de documento

É normal ter que escrever ensaios e redações para a faculdade. É de praxe também que esses trabalhos sejam em grupo. Por isso, é positivo valer-se de ferramentas de edição de documentos, dessa forma, todos os integrantes podem participar do trabalho ao mesmo tempo. Recomendamos: OpenOffice suite. Alternativas: Google Docs + Spreadsheets, Zoho e PDF Creator.
 
 

69 dicas de internet para estudantes - 8. Ferramentas de apresentações

Se você precisa de algumas alternativas para o Power Point, escolha o OpenOffice ou o ZohoShow ou o SlideShare.
 
 

69 dicas de internet para estudantes - 9. Transferência e armanezamento de arquivos

Está precisando compartilhar esses documentos e apresentações com o seu projeto de estudo? Você pode usar esses serviços: FileZilla. Alternativas: FireFTP.
 
 

69 dicas de internet para estudantes - 10. Produtividade e gestão de tarefas

Existe um mercado imenso de produtividade e gestão de tarefas. Nisso, estão incluídos listas de tarefas, calendários e formas híbridas para plataformas de desktops e celulares. Recomendamos: Google Calendar, Remenber the Milk, Tada List. Para seu celular: Jott.
 
 

69 dicas de internet para estudantes - 11. Matemática e modelagem

Mathematica e MathCad são ótimos pacotes, mas, além de caros, estão acima das necessidades dos estudantes, ao menos que você esteja fazendo pós-graduação. Recomendamos: Gbu Octave. Alternativas: Sage Math, Mathway, Open Source Physics, POV-Ray.
 
 

69 dicas de internet para estudantes - 12. Programação, códigos e web development

Se você quer aproveitar todos os códigos e ferramentas abertas que existem hoje em dia, você provavelmente terá que instalar o Linux no seu computador. Ou, como alternativa, o cygwin para Windows, mas você perderá diversas ferramentas do Linuz. Mesmo que você não queria o Linux, você tem uma série de alternativas: Perl, PHP, Phyton, Ruby on Rails, Eclipse, Ingres Café, Dreamspark. Se você quiser uma multi-plataforma comparável ao FrontPage ou Dreamweaver, tente o NVu.
 
 

69 dicas de internet para estudantes - 13. Blogs e Micro-blogs

O WordPress é o mais recomendado, mas se você não quiser pagar, use o Drupal, wiki-software. Para micro-blog: Twitter.
 
 

69 dicas de internet para estudantes - 14. Fóruns e redes sociais

Precisa de uma rede social para seu time, classe ou projetos de departamentos e matérias? Use o BuddyPress. Alternativa: BBPress ou Vanilla forums.
 
 

69 dicas de internet para estudantes - 15. Finanças pessoais

Para ajudar a gerir os seus ganhos e gastos, recomendamos o Wesabe. Alternativas: DimeWise, Mint e Moneytrackin’.
 
 

Fonte: Universia Brasil